sábado, 22 de maio de 2010

Categorias das DA

Até à data foram identificadas seis categorias de DA, nomeadamente: a auditivo-linguistica; a visuo-espacial; a motora; a organizacional; a académica e a sócio-emocional.

Auditivo-linguística:

A categoria auditivo-linguística diz respeito a um problema de percepção que, normalmente, leva o aluno a ter dificuldade na execução ou compreensão das instruções que lhe são fornecidas. Não se trata de um problema de acuidade auditiva, pois este consegue ouvir bem mas sim, de compreensão/ percepção daquilo que é ouvido.

Visuo-espacial:

Esta categoria envolve características como a inabilidade para compreender a cor, para diferenciar estímulos principais de estímulos secundários (problemas de figura-fundo), e para visualizar orientações no espaço. Posto isto, aqueles alunos que apresentam problemas nas relações espaciais e direccionais têm, frequentemente, dificuldades na leitura das letras /d/ e /b/ (reversões).

Motora:

O aluno que apresenta DA ligadas a esta categoria (Motora) tem problemas de coordenação global ou fina, ou mesmo, de ambas, visíveis em diferentes contextos, nomeadamente em casa, na escola. Esta descoordenação, pode originar problemas na escrita, uso de teclado ou rato de um computador, entre outros.

Organizacional:

Delicies nesta categoria levam o aluno a experimentar dificuldades quanto à localização do princípio, meio e fim de uma determinada tarefa. O aluno manifesta ainda dificuldades em resumir e organizar informação, o que o impede, normalmente, de fazer os trabalhos de casa, apresentações orais, entre outras tarefas escolares.

Académica:

A presente categoria é das mais frequentes no seio das DA. Os alunos tanto podem apresentar problemas relacionados com a matemática, como serem dotados nesta mesma área e possuírem problemas severos na área da leitura ou da escrita, ou em ambas.

Sócio-emocional:

O cumprimento de regras sociais (esperar pela sua vez), a interpretação de expressões faciais, são exemplos de problemas dos alunos com problemas nesta área. Estas limitações fazem com que estes alunos sejam incapazes de desempenhar tarefas consentâneas com a sua idade cronológica e mental.

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